segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Mensagem no Culto Ecumênico da Formatura da Turma de Medicina da Univasf



Boa noite a todos os honrosos docentes da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF, Aos formandos da 8ª turma de Medicina da UNIVASF e seus queridos familiares e Convidados.
Minhas sinceras felicitações a todos e graças ao firme empenho estão sendo agraciados com a chegada deste glorioso conjunto de solenidades, acredito que por muitas vezes precisaram abdicar de momentos de convívio familiar e de entretenimento para se dedicarem com afinco e determinação aos estudos. No entanto, hoje estão sendo recompensados retribuindo aos entes queridos agradecendo a Deus por mais uma conquista na vida de suas famílias.

Bem, meu nome é Anderson Andrade sou missionário da Igreja Tenrikyo, responsável pelo Missionamento nessa região, gostaria a partir deste momento transmitir algumas palavras do nosso ensinamento que possam servir de ponto de apoio  espiritual no exercício da medicina.

Deus Parens criou os seres humanos pelo desejo de ver – nos levando a vida plena de alegria e felicidade. Para isso, vem concedendo sua proteção diária e constantemente. O maior prazer que podemos experimentar no mundo humano e passarmos os dias com muita alegria e satisfação, sob a proteção divina. Tal vida se resulta quando o homem participa com os outros do mesmo prazer e do mesmo contentamento.

Os senhores e senhoras amanhã estarão colando grau, desta maneira na vanguarda dos serviços de saúde, poderão experimentar e compartilhar por muitas vezes do prazer e contentamento no olhar daqueles que estão alcançando e evoluindo para uma melhora ou cura após ficarem sob os seus cuidados, e mesmo naqueles casos de difícil solução. Desta forma, acredito que estarão se aproximando do desejo de Deus Parens, portanto nunca devem deixar de lado o sentimento de contentamento que nasce daqueles que precisam da dedicação de vocês.

Desde a criação ate os nossos dias, Deus Parens vem zelando pela evolução e desenvolvimento incessante do homem e do mundo. Devido a isso, as ciências desenvolvem graças a proteção de Deus, aos homens com o uso de seu livre arbítrio, devem buscar corresponder ao carinhoso amor divino, dedicando sua sabedoria e conhecimento a favor da construção de um mundo pleno de alegria.

Todos aqui dedicaram uma parcela de suas vidas para terem a aptidão necessárias para cuidar das pessoas, da melhoria da qualidade de sua saúde. Mas se refletirmos um pouco, notaremos que para esse conhecimento alcançasse a nós, precisa antes dos trabalhos divinos que vivifica diária e constantemente  a vida neste planeta, e dos cuidado para que possamos usar este corpo da melhor maneira.

Dentro das palavras divinas, temos o seguinte:
“(...)vim dizendo até aqui conduzir-se e dedicar-se. No conduzir-se e dedicar-se é que se realiza a ajuda mútua. A ajuda mútua é a verdade que explico. O desejo de salvar os outros é a sinceridade verdadeira, e salvar os outros é salvar a ti mesmo.(...)” Okakissage

Conduzir-se: acredito que cada um dos senhores e senhoras que estão nesta cerimônia conduziram suas vidas para a medicina, dedicar-se: como falei anteriormente, uma pequena parcela foi feita há de prosseguir de agora em diante em cada consultório medico, sala de parto, bloco cirúrgico entre outros. Mas determinar em seus corações a ajuda e a salvação, mesmo que não seja pela cura da doença terminal ou crônica daqueles que chegam ate vocês, acredito ser a intenção maior de Deus Parens que é ver a nobreza do sentimento de cada um emanando para o outro dando a ele uma nova esperança, determinação e conforto. Assim, quando passarem os anos por mais que façam não há de sofrer mesmo que queiram.

Para concluir, determinem se fazendo a pratica da medicina algo que seja realmente gratificante, olhem para o paciente sabendo que tratando com zelo estará zelando o seu caminho, isso com certeza estará contentando Deus Parens.

Nos Hinos Sagrados: Haja o que houver, doravante, sigam unicamente amparados em Deus.


Minhas  sinceras congratulações e Boa noite a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário