terça-feira, 25 de novembro de 2014

HINO 1 , VERSO 3

HINO  1 , VERSO 3


三ニ さんざいこゝろをさだめ
三に 三歳心(散財心)を定め
San-ni / Sanzai kokoro o / sadame
Terceiro, Determinem o espírito na idade de três anos

1 - A PALAVRA “KOKORO”


Kokoro, que também pode ser entendido como "coração", "mente" e "eu"(espírito), foi descrito por um estudioso de religião japonesa como um termo que "inclui as aptidões da mente, vontade e emoção. O kokoro não é, no entanto, a soma dessas aptidões em algo  impalpável, mas difere em cada pessoa de acordo com os traços de personalidade, disposições e sensibilidades estéticas. "1
Kokoro  pode ser considerado qualquer coisa que cai no domínio da experiência consciente. Temas relacionados com a maneira ideal para ter ou lidar com este  kokoro é um tema central ao longo dos doze hinos.

2 – A EXPRESSÃO “SANZAI KOKORO”


Há  duas principais interpretações sobre a que se refere a expressão"sanzai  kokoro". Entre os dois, "coração ou mente(espírito) de uma criança de três anos" (sansai kokoro 三才 心) é considerado a   interpretação mais representativa”2

3 – “coração ou mente(espírito) de uma criança de três anos”


Este "coração ou mente(espírito) de uma criança de três anos" é uma qualidade de espírito explicada por alguns  como:
• inocente 3
• altruísta e livre da ganância 4
• pura, acredita e confia em seus pais, sem qualquer dúvida 5
• livre de arrogância, como um céu azul claro, sem mácula, como a água recém-colhida 6
•  receptivos e não contaminadas pelos vícios do mundo ou por hábitos ruins 7
• animado e dinâmico 8
Pode-se notar que uma criança era tradicionalmente(no Japão) considerada com um ano de idade no momento do  nascimento e a cada Ano Novo adicionaria um novo ano em sua idade,  "três  anos" citado é o que poderíamos considerar entre um ano e um dia de idade e dois anos de idade.
Encontramos na explicação de Yoshinaru Ueda o significado mais forte para a expressão: sanzai kokoro -"coração ou mente(espírito) de uma criança de três anos", explana  o seguinte:
"Depois de passar os primeiros seis meses após o nascimento de um bebê, uma criança começa a mostrar sua personalidade peculiar nesta fase. Em torno do seu primeiro aniversário, a perspectiva de seu repouso se torna quase impossível. Depois de ter crescido cinco ou seis dentes, ela não pode sobreviver com apenas o leite materno, mas não pode deixa-lo a sua vontade ainda. Se alguém perguntar qual é o instinto mais poderoso de uma criança nesta fase, é seu desejo pelos pais.
"Tudo vai bem enquanto ela está em um bom estado de espírito(tranqüilidade), mas no meio de um choro continuo, ninguém consegui consolá-la, mas sua mãe consegui. Não importa o quanto ela chora, uma vez que sua mãe a leva em seu seio, ela se torna calma e aproveita o mamilo que é oferecido a ela. Quando seu pai chega em casa do trabalho, ela certamente irá levantar os braços e pedir-lhe para levá-la.
"É assim que as coisas deveriam ser. A existência de uma criança depende de seus pais. A mente(espírito) de uma criança anseia e se apóia em seus pais. Será que uma criança de três anos de idade pode simbolizar o que fundamentalmente significa ser verdadeiramente inocente?
"Deus Parens  está nos dizendo para ter uma mente(espírito) como a de uma criança de três anos de idade. Nossa vida, corpo e espírito está ligado intimamente a Deus Parens como a própria existência de uma criança está ligado a seus pais. Noite e dia, Deus Parens fornece proteção ao ponto de entrar em cada um de nós como o ar que  respiramos, dentro e para fora, trabalhando arduamente mais do que uma mãe que  sem dormir alimentar seu filho e troca as fraldas do bebê.
"Como a paz de espírito é possível sem aproximar-se de Deus Parens? Como a vida plena de alegria é  possível? Isto porque Deus Parens é o nosso Parens verdadeiro num sentido mais profundo  e amplo do que uma mulher ser mãe para um filho que gerou. Deus Parens abençoa e cuida de toda a humanidade ainda mais do que os pais humanos amam seus  filhos.
"Quando contamos com este amor parental absoluto e ilimitado, podemos ser mais alegres,  e espirituosos do que uma criança de três anos de idade." 9
Ainda, oferece três principais características de uma criança de três anos de idade, que deverá ser mantido pelos adultos:

1.       Se apoiar em nossos pais;
2.       Ser altamente ativo,
3.       Estar em um estado constante de alegria e elevação espiritual 10.

Depois de analisar uma criança de um ou dois anos de idade, eu, pessoalmente, sinto que "sanzai kokoro" simboliza um período em que a criança faz grandes progressos. Ela começa a apontar para objetos e afirmar-se. Uma criança nessa idade traz alegria para seus pais sem esforço apenas progredindo em dar os primeiros passos para ser capaz de sair correndo em alta velocidade e de balbuciar palavras em frases cada vez mais complexas. Ela inquestionavelmente imita os pais e irmãos mais velhos. Embora a sua capacidade de compreender ainda precise desenvolver, ela mostra um talento apurado para observação  revelando que ela está assistindo, mesmo quando os pais não estão conscientes disso. O "coração ou mente(espírito) de uma criança de três anos"  evoca uma qualidade de alegria que é espontânea, não planejada, desinibida, desenfreada, sem obstáculos, não planejada, sincera e pura. (FIM PARTE 1)
(texto traduzido e adaptado do inglês para o portugues ainda sujeito a modificações retirado do site http://tenrikyology.com/3458/song-one-verse-3/)



Nenhum comentário:

Postar um comentário