quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

VAMOS DIRECIONAR O NOSSO ESPÍRITO PARA A VIDA PLENA DE ALEGRIA E FELICIDADE!!!!

Texto adaptado da saudação realizada na 27ª Convenção das Moças em novembro do ano 176 R.D em Ojiba 

   Nesta oportunidade, em que tantas jovens se reuniram neste lugar tão próximo de Deus Parens e Oyassama, gostaria de expressar algumas palavras, algumas reflexões.(...) Com o desejo de que as jovens atinjam uma maturação espiritual condizente com a idade, a Associação Feminina da Sede determinou os três lemas de atividades que são: "frequentar a igreja", "praticar o hinokishin" e "realizar a divulgação", incentivando ainda a sua prática. Ao pensarmos no que estes três lemas representam, veremos que  todos são formas de agradecimento a Deus-Parens, de maneira que, se colocarmos isto em prática, estaremos manifestando a nossa gratidão pelo trabalho constante que Deus nos concede.
   Se refletirmos porque devemos agradecer, dizendo em poucas palavras, é porque, se estamos podendo viver este momento, é graças aos trabalhos de Deus Parens. Como todos vocês sabem, Deus Parens é o Deus original e verdadeiro que criou o mundo e os seres humanos. Deus Parens teve a ideia de criar os seres e compartilhar da sua alegria, vendo-os viverem felizes, plenos de júbilo. E não somente isso, para a sobrevivência dos seres vivos, concedeu as providências do fogo, da água e do vento e tudo o que existe na natureza. Concedeu-nos ainda os alimentos e trabalha ininterruptamente para o bom funcionamento do nosso corpo. Sendo assim, é essencial saber de que forma Deus realiza seus trabalhos.
   Para sabermos, há diversas maneiras, mas, em primeiro lugar, é o estudo das Dez Providências de Deus Parens. Porém, o objetivo não é apenas ter o conhecimento da razão dessas providências.
   Para começar, devemos ter a iniciativa de ler e memorizar e, assim, aos poucos, iremos compreender. E então, perceberemos que, os olhos que veem, os ouvidos que escutam, poder conversar, movimentar braços e pernas, comer o alimento que nutre o corpo, e também as mudanças que ocorrem no clima, tudo é graças aos trabalhos das Dez Providências de Deus Parens.
   Adiantando-nos mais ainda, perceberemos quão grande é a proteção divina que recebemos para viver o nosso dia a dia e que é graças a isso que podemos realizar as coisas que desejamos.
   Para possibilitar ao ser humano viver a vida plena de alegria, Deus Parens tem se preocupado e trabalhado dia e noite, e é recebendo essa proteção que podemos estar vivendo. Quando percebermos essa verdade, surgirá naturalmente, o sentimento de gratidão a Deus.
   Com esse sentimento, se cada um de nós viver respeitando um ao outro, relacionando-se com harmonia, o ambiente à volta se tornará alegre e esse círculo de alegria se expandirá aos poucos.
   Oyassama, como sacrário de Deus Parens, transmitiu ao mundo o propósito de Deus, que, até então, ninguém conhecia. Através da boca, deixou dito, e com o pincel, registrou, revelando a vontade divina de que este seja um mundo em que os homens vivam em harmonia, ajudando-se e salvando uns aos outros. Ainda, ensinou-nos que o nosso corpo é um empréstimo de Deus Parens, portanto é algo que tomamos emprestado, e que somente o espírito nos pertence.
   Orientou ainda que, se os homens fizerem um bom uso dessa liberdade de espírito e viverem ajudando-se mutuamente, deixando de lado sentimentos individualistas, e este mundo for se transformando naquele desejado por Deus Parens, a humanidade avançará em direção a vida plena de alegria.
   Mas, Oyassama não fez apenas pregações. Por mais árduos que fossem os caminhos que ela trilhou, passou com alegria, mostrando-nos pessoalmente  como devemos seguir este caminho de fé. E orientou passo a passo, sem forçar, de acordo com a maturação espiritual das pessoas. Mostrou-nos o caminho que se passar com alegria, dependendo apenas do uso espiritual de cada um. Em tudo o que Oyassama falou e realizou havia o espírito de Deus Parens.
   A caminhada dos 50 anos de Oyassama é a caminhada para a vida plena de alegria e felicidade. É o caminho da vida modelo que Oyassama trilhou, deixando-nos como exemplo, para que a humanidade viva seguindo o desejo do Parens, em direção à concretização do mundo em que as pessoas se salvam mutuamente.
   Oyassama ocultou o seu corpo em 26 de janeiro de 1887, mas isso não significa que as suas orientações tenham se acabado nesse momento. mesmo após o ocultamento, permanece viva em sua residência e continua a trabalhar na salvação de todo o mundo, hoje e sempre. Oyassama está sempre nos protegendo, educando e orientando, para que os seres humanos, unindo os corações, possam caminhar em direção à vida plena de alegria e felicidade.
   Em qualquer momento, podemos conversar com Oyassama, consultá-la sobre qualquer coisa e pedir a sua orientação. É importante acreditar com toda a sinceridade nesta solene verdade. Aceitando as situações que surgem e os fatos que ocorrem, com obediência e humildade, devemos procurar entender o que Oyassama está desejando nos ensinar neste momento, e o que está orientando que deva ser feito. Esforçando-se em harmonizar com Oyassama, encontraremos com certeza o rumo do caminho que devemos avançar. A direção que Oyassama nos orienta é o modo de viver que corresponde À intenção de Deus Parens, é o guia que nos direciona para a nossa maturação espiritual. Se nos perdermos ou esquecermos esse caminho, ou ainda, se tomarmos uma direção errada, Oyassama nos avisará, mostrando através de diversas formas, orientando-nos para seguirmos a direção certa.
   Porém, se não houver esse aviso, o então, se o deixarmos passar sem perceber, o que acontecerá? Mesmo que achemos que está tudo bem, é como ter pegado um trem de destino errado; quando nos dermos conta, poderemos estar indo numa direção completamente diferente. Por isso, devemos,  no dia a dia, nos habituarmos a verificar em que direção está indo o nosso coração, se nossos usos espirituais estão de acordo com o que Oyassama ensinou, e se assim estamos bem. É preciso ter essa postura e disposição para estar sempre verificando a direção que se está tomando. 
   Se mantivermos essa conduta, tendo sempre a vida-modelo como objetivo, mesmo que, por um momento, haja algum desvio, o rumo se corrigirá conforme a necessidade, não havendo extravios.(...) sem poupar esforços, desejo que assimilem os fundamentos do ensinamento com firmeza. Escutem com atenção e pratiquem o que dizem as pessoas, com humildade e pensamento flexível, observando a questão por todos os ângulos, para que possam compreender o verdadeiro sentido do que está sendo dito, e dessa forma ir educando a si próprio. Se não compreenderem o sentido real das palavras que foram ditas, e deixarem como está, com uma interpretação equivocada, por mais que pratiquem, será apenas uma presunção. E poderá resultar num inesperado desvio de direcionamento.
   Em algumas situações, podemos ficar perdidos e desorientados. Em casos assim, poderá até faltar paz de espírito. Nessas horas, é preciso também, parar um pouco para pensar, e, sem pressa, com tranquilidade, perguntar a si mesmo o que deve ser feito para se aproximar daquilo que deseja Deus Parens, e se seu espírito está se direcionando para o rumo que está sendo orientado.(...)
   Por outro lado, é preciso saber que, quando reprimimos o nosso espírito egocêntrico e caprichoso, é a hora em que estamos treinando o espírito, para direcioná-lo à vida plena de alegria e felicidade. É a porta de entrada para o contentamento que está por vir. Mas, mesmo que compreendamos isso, há momentos em que nos deixamos vencer pelas angustias e tristezas, podendo demorar certo tempo para retomar o espírito dócil. Mas esse é o momento em que se deve sustentar com firmeza.
   Aquilo que aprendemos com sacrifício e tempo, assimilamos bem é difícil esquecer. Mas, a alegria que advém disto é também muito grande. É uma felicidade que vai se acumulando e crescendo pouco a pouco. Mesmo que esteja sofrendo, desorientado, procurar manter o espírito obediente e humilde, cuidando para ter um modo de vida baseado no ensinamento, tendo a vida-modelo como meta. Se esforçar para seguir este caminho passo a passo, o espírito aos poucos se animará, e esta imagem feliz se propagará às pessoas ao redor.(...)
   Os fatos que ocorrem em nossa vida diária, as  coisas que se encaminham bem e também os fracassos, todos são experiências, são pontos de ligação para o futuro, ou seja, são "nós". Conforme Oyassama ensinou, "do nó saem os brotos", façam dessas experiências as bases para uma vida que contente Deus Parens e Oyassama. Procurando se conduzir de acordo com o ensinamento, vivam com espírito límpido e alegre. Desejo que, com essa energia, transmitam às gerações futuras, a alegria de seguir esta fé.
(Palavras do Shimbashira, texto na íntegra Revista Miti no dai  27)
    



Nenhum comentário:

Postar um comentário