segunda-feira, 20 de novembro de 2017

COLUNA KAZE NOVEMBRO 17

Coluna Kaze – novembro de 2017

Boa tarde a todos. Estamos em pleno outono, época de clima bastante agradável. Como os senhores têm passado?
Bem, neste mês, gostaria de falar um pouco a respeito da comemoração dos 130 anos de fundação da Igreja-mor Heishin.

“Comemoração dos 130 anos de fundação da Igreja-mor Heishin”

Daqui a dois anos, no dia 30 de novembro de 182 R.D. (2019), será realizada a “Comemoração dos 130 anos de fundação da Igreja-mor Heishin” tendo a honrosa presença do Shimbashira, sua esposa e do sr. Daissuke Nakayama. Espero que os senhores, sem falta, abram suas agendas para esse dia.

“Preparação visando a Comemoração dos 130 anos de fundação da Igreja-mor Heishin”

Há cinco anos, com a dedicação sincera e verdadeira dos senhores, realizamos a cerimônia de minha posse como condutor da Igreja-mor Heishin. Porém, essa cerimônia de fundação da igreja é diferente. É uma cerimônia que consiste em trazermos um significado para esse importante marco de 130 anos de fundação. Quando refletimos sobre o significado de um marco como esse, sinto que seria uma grande pena se “apenas” comemorássemos o aniversário dos 130 anos com todos sempre muito atarefados, num evento onde se reúnem inúmeras pessoas, tendo ainda a presença ilustre do Shimbashira, sua esposa e do sr. Daissuke.
O meu desejo é que todos nós possamos receber o Shimbashira, sua esposa e o sr. Daissuke com sinceridade verdadeira e espírito evoluído, para que eles sintam com muito ânimo que foi maravilhoso ter vindo a esta igreja.
Para isso, espero que, com essa oportunidade, possamos dar o nosso máximo àquilo que não gostamos muito de fazer e mal conseguimos pôr em prática, apesar de normalmente termos em mente. Através de várias reflexões, penso que devemos colocar nossas forças, em especial, na “oratória de rua” e na “guia do Recinto Sagrado”.
A propósito, na opinião dos senhores, qual é a principal característica deste ensinamento?
“Coisa emprestada e tomada emprestada”, “vida plena de alegria e felicidade”, “salvar os outros é salvar a si mesmo”, podem surgir várias respostas. Acredito que todas estejam corretas, porém, em minha opinião, a principal característica deste caminho é que nós temos a Deus como nosso Pai, o qual chamamos de Deus Parens. Mesmo no Ofudessaki, Deus Parens menciona a si mesmo como “Pai”.
Ainda, em “Episódios da vida de Oyassama”, ep. 104 – “A fé em Deus...”, Oyassama ensinou:
“A fé em Deus... Pense que Deus é o mesmo que os pais que lhe geraram. Assim, sua fé será verdadeira”.
Isto é, acredito que o núcleo deste ensinamento se encontra no fato de que tomamos Deus como nosso Pai.

Nos referimos ao ensinamento deste caminho como o “ensinamento derradeiro”. Derradeiro, neste caso, é usado com o significado de conclusão, finalização, acabamento. No capítulo 3, “Razão da Origem” da Doutrina de Tenrikyo temos:

Assim, Ele esclareceu íntima e pessoalmente, através de Oyassama, a verdade de todas as coisas. É o acabamento dos seus ensinamentos, que têm sido instruídos como tratamento e fertilizante, adequadamente, de acordo com a maturação humana durante o longo processo de anos. Quer dizer que já têm sido instruídos nove décimos dos ensinamentos e, enfim aqui, foi-nos revelado, diretamente por Deus Parens, o seu
derradeiro ensinamento (dame no oshie), a última verdade ainda não revelada: a identidade do Parens original – com a intenção de incentivar o nosso sentimento de fraternidade e amor, dando-nos a convicção de que todos os seres humanos são seus
filhos e despertando-nos para a verdade de que somos todos irmãos, e remodelar o mundo naquele em que o Parens e nós juntos desfrutaremos num círculo familiar a vida plena de alegria e felicidade.

Como descrito acima, foi o Deus original, criador de todos os seres humanos, que transmitiu arespeito do caminho da dedicação única à salvação, que visa a vida plena de alegria e felicidade.
Como é do conhecimento dos senhores, em 26 de outubro de 1838, Deus Parens revelou-se ao mundo tomando Oyassama como seu sacrário. É dito que, até então, nove décimos do ensinamento já haviam sido ensinados.
Ou seja, historicamente falando, para a realização da vida plena de alegria e felicidade, nove de dez partes já foram transmitidas a nós através de grandes personalidades do passado.
Porém, não foi nos ensinado a última e mais importante parte e, por isso, nessa ocasião, o Deus original e verdadeiro revelou-se diretamente para transmitir tudo a respeito deste “ponto derradeiro”.
Esse “ponto derradeiro” diz respeito às graças de Deus Parens, seu amor parental e também à verdade da origem: quando, onde, quem, por que e como o mundo e os humanos foram criados.

Na parte 1 do Ofudessaki, temos:

Observando todos do mundo por todas as épocas,
não encontro quem tenha entendido o meu coração. Of. I-1
É natural que assim seja, pois nunca o expliquei,
não é sem razão que não saibam coisa alguma. Of. I-2
Desta vez, Eu, Deus, revelando-me diante de todos,
farei ouvir-me explicando os detalhes de tudo. Of. I-3
Embora estejam chamando este lugar de Jiba,
Morada de Deus, em Yamato, não sabem a origem. Of. I-4
Se ouvirem detalhadamente esta origem,
seja quem for, todos serão tomados pela saudade. Of. I-5
Se desejarem ouvir e vierem me procurar,
explicarei a original predestinação de todas as coisas. Of. I-6
Se Deus se revela e explica tudo em detalhes,
o espírito de todas as pessoas do mundo se animará. Of. I-7
Por apressar a salvação de todos igualmente,
começo a animar o espírito de todas as pessoas. Of. I-8

No verso cinco da parte 1, temos: Se ouvirem detalhadamente esta origem, seja quem for, todos serão tomados pela saudade. Quer dizer que, quanto à “verdade da origem”, às “graças de Deus Parens” e ao seu “amor parental”, se tivermos isso estabelecido firmemente no íntimo do espírito, não importa quem seja será tomado pela saudade de Jiba, Terra Parental dos humanos, e de Deus Parens, o Deus verdadeiro.
A propósito, no ensinamento deste caminho é ensinado que este mundo e os seres humanos foram criados por Deus Parens. Porém, os senhores sabem de que maneira os seres humanos forma criados?
Como os senhores devem saber, a primeira coisa que Deus Parens fez antes de conceber os humanos foi estabelecer o modelo de casal, que exerceriam a função de pai e mãe dos seres humanos.
Originalmente, num passado muito distante, não havia nada neste mundo caótico de mar de lama. Na origem deste mundo, não haviam pais e filhos, marido e mulher, irmãos ou amigos, apenas Tsukihi, Deus Parens, neste mundo triste e insípido.
Observando esta situação caótica, Deus Parens, julgando insípida esta condição, teve a ideia de criar os seres humanos e compartilhar da sua alegria, vendo-os viverem felizes, ajudando-se mutuamente.
Como mencionei anteriormente, a primeira coisa eu Deus Parens fez foi estabelecer o modelo de casal, que exerceriam o papel de pai e mãe dos seres humanos.
No mar de lama havia um sirênio e uma cobra branca. Atraiu-os para junto de si e reuniu as funções necessárias para fazê-los de modelo de casal humano e para a concepção dos seres humanos.
E então, o espírito de Tsuki-sama (Lua) entrou no corpo de Izanagui-no-mikoto, o Pai, e o espírito de Hi-sama (Sol) entrou no corpo de Izanami-no-mikoto, a Mãe. Dessa forma, ensinando lhes a providência da criação dos seres humanos, fez conceber no ventre da Izanami-no-mikoto novecentos milhões, noventa e nove mil, novecentos e noventa e nove filhos.
Depois disso, ela permaneceu nesse lugar por três anos e três meses e, finalmente,
despendendo setenta e cinco dias, deu à luz a tantos filhos quanto o número concebido.
Chamamos de Jiba o local onde está assentado o Kanrodai, local onde os primeiros humanos foram concebidos. Por isso, dizemos Terra Parental, que significa terra natal. Ainda, é ensinado que Oyassama, Miki Nakayama, carrega a predestinação da alma de Izanami-no-mikoto, nossa mãe.
Mesmo após isso, durante muito tempo e através de um árduo trabalho, Deus Parens vem concedendo sua providência e cuidando de todos nós. Assim, aos poucos, nos tornamos esses maravilhosos seres que somos hoje.
Dizemos que fomos criados por Deus Parens, mas houve divindades que, na origem,
exerceram o papel de pai e mãe, e do ventre daquela que exerceu o papel de mãe, Izanami-nomikoto, nasceram-se os filhos da mesma maneira como os seres humanos nascem atualmente.
Por isso é nos ensinado que Deus Parens e Oyassama são os verdadeiros pais da
humanidade.
Assim, do ponto de vista de Deus Parens, somos todos seus queridos filhos.
Durante nossa vida, nos deparamos com doenças e dificuldades. Nesses momentos,
acabamos pensando que “isso aconteceu pois não agi corretamente. É um castigo!”, não é mesmo?
Porém, no ensinamento deste caminho, não existe “punição”, pois Deus Parens é nosso pai e, portanto, não importa o que ocorra, com seu amor parental, sempre desejará para seus filhos a vida plena de alegria e felicidade. Não importa o que aconteça, há sempre o amor parental de Deus Parens, que sempre anseia pela vida plena de alegria. Por isso, devemos voltar nosso espírito a Deus Parens e Oyassama, sempre acreditando que estamos sendo guiados a um caminho próspero. Devemos realizar a tarefa de enfrentar o nó e, mesmo dentro de dificuldades, devemos encontrar a alegria para poder superá-lo animadamente. Essa é a fé deste caminho. Se este ponto derradeiro de Deus Parens ser o Pai e a Mãe de toda a humanidade não estiver firmemente estabelecido no espírito, acabarão por achar que as coisas ruins que acontecem são castigos e punições, como é dito em outros ensinamentos.
Se ignorarem esse “ponto derradeiro” não compreenderão corretamente as coisas e poderão interpretar mal a intenção de Deus Parens e Oyassama.
A fé deste caminho consiste em termos o espírito agradecido pelas incessantes providências de Deus Parens e por seu amor parental, não importa em que situação nos encontremos.



“Por que oratória de rua?”

Tendo como fundamento da “divulgação” tanto a propagação do nome do Deus original e verdadeiro que criou os seres humanos como a transmissão sobre o amor parental de Deus Parens e sua existência, acredito que nós, yobokus, temos o dever de saber transmitir com as nossas próprias palavras a respeito de Deus Parens e seu amor Parental.
Para isso, espero que a oratória de rua sirva de estudos e de treino para que nós, yobokus, com o peito erguido, possamos transmitir a respeito do Parens com nossas próprias palavras sempre e a qualquer momento.

“Guia do Recinto Sagrado”

Em relação à guia do Recinto Sagrado, penso que a coisa mais importante quando
acompanhamos pessoas nas caravanas de ano novo, de primavera/outono, de regresso das crianças à Jiba, ou quando alguém vem visitar a igreja, é a correta transmissão a respeito de Deus Parens e seu amor parental.
Porém, a realidade é que muitos não carregam consigo a confiança relativa ao conhecimento da doutrina e acabam se atrapalhando em sua própria explicação, não é mesmo?
Nesse momento oportuno, espero que possamos tomar essa oportunidade para estudar a respeito da “razão da origem”, “Jiba”, “Oyassama”, para que, através do treinamento, possamos aprender um pouco mais sobre como transmitir o ensinamento.
Ainda, para que possamos enxergar o resultado disso, espero que realizem animadamente a guia do Recinto Sagrado.

Comunicarei mais detalhes aos senhores em uma data posterior. Visando a comemoração de nossa igreja, caminhemos com o espírito unido para que possamos ver os frutos de nossos esforços.

Peço desculpas, pois mais uma vez o texto ficou muito longo.

Muito obrigado.

Rev. Yoshimassa Shimizu, Condutor da Igreja Mor Heishin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário