Coluna Kaze –
novembro de 2017
Boa tarde a
todos. Estamos em pleno outono, época de clima bastante agradável. Como os senhores
têm passado?
Bem, neste mês,
gostaria de falar um pouco a respeito da comemoração dos 130 anos de fundação
da Igreja-mor Heishin.
“Comemoração dos
130 anos de fundação da Igreja-mor Heishin”
Daqui a dois
anos, no dia 30 de novembro de 182 R.D. (2019), será realizada a “Comemoração dos
130 anos de fundação da Igreja-mor Heishin” tendo a honrosa presença do
Shimbashira, sua esposa e do sr. Daissuke Nakayama. Espero que os senhores, sem
falta, abram suas agendas para esse dia.
“Preparação
visando a Comemoração dos 130 anos de fundação da Igreja-mor Heishin”
Há cinco anos,
com a dedicação sincera e verdadeira dos senhores, realizamos a cerimônia de minha
posse como condutor da Igreja-mor Heishin. Porém, essa cerimônia de fundação da
igreja é diferente. É uma cerimônia que consiste em trazermos um significado
para esse importante marco de 130 anos de fundação. Quando refletimos sobre o
significado de um marco como esse, sinto que seria uma grande pena se “apenas”
comemorássemos o aniversário dos 130 anos com todos sempre muito atarefados,
num evento onde se reúnem inúmeras pessoas, tendo ainda a presença ilustre do
Shimbashira, sua esposa e do sr. Daissuke.
O meu desejo é
que todos nós possamos receber o Shimbashira, sua esposa e o sr. Daissuke com
sinceridade verdadeira e espírito evoluído, para que eles sintam com muito ânimo
que foi maravilhoso ter vindo a esta igreja.
Para isso,
espero que, com essa oportunidade, possamos dar o nosso máximo àquilo que não gostamos
muito de fazer e mal conseguimos pôr em prática, apesar de normalmente termos
em mente. Através de várias reflexões, penso que devemos colocar nossas forças,
em especial, na “oratória de rua” e na “guia do Recinto Sagrado”.
A propósito, na
opinião dos senhores, qual é a principal característica deste ensinamento?
“Coisa
emprestada e tomada emprestada”, “vida plena de alegria e felicidade”, “salvar
os outros é salvar a si mesmo”, podem surgir várias respostas. Acredito que
todas estejam corretas, porém, em minha opinião, a principal característica
deste caminho é que nós temos a Deus como nosso Pai, o qual chamamos de Deus
Parens. Mesmo no Ofudessaki, Deus Parens menciona a si mesmo como “Pai”.
Ainda, em “Episódios
da vida de Oyassama”, ep. 104 – “A fé em Deus...”, Oyassama ensinou:
“A fé em Deus...
Pense que Deus é o mesmo que os pais que lhe geraram. Assim, sua fé será verdadeira”.
Isto é, acredito
que o núcleo deste ensinamento se encontra no fato de que tomamos Deus como
nosso Pai.
Nos referimos ao
ensinamento deste caminho como o “ensinamento derradeiro”. Derradeiro, neste
caso, é usado com o significado de conclusão, finalização, acabamento. No capítulo
3, “Razão da Origem” da Doutrina de Tenrikyo temos:
Assim, Ele esclareceu íntima e pessoalmente,
através de Oyassama, a verdade de todas as coisas. É o acabamento dos seus
ensinamentos, que têm sido instruídos como tratamento e fertilizante,
adequadamente, de acordo com a maturação humana durante o longo processo de
anos. Quer dizer que já têm sido instruídos nove décimos dos ensinamentos e,
enfim aqui, foi-nos revelado, diretamente por Deus Parens, o seu
derradeiro ensinamento (dame no oshie), a última
verdade ainda não revelada: a identidade do Parens original – com a intenção de
incentivar o nosso sentimento de fraternidade e amor, dando-nos a convicção de
que todos os seres humanos são seus
filhos e despertando-nos para a verdade de que
somos todos irmãos, e remodelar o mundo naquele em que o Parens e nós juntos
desfrutaremos num círculo familiar a vida plena de alegria e felicidade.
Como descrito
acima, foi o Deus original, criador de todos os seres humanos, que transmitiu arespeito
do caminho da dedicação única à salvação, que visa a vida plena de alegria e
felicidade.
Como é do
conhecimento dos senhores, em 26 de outubro de 1838, Deus Parens revelou-se ao
mundo tomando Oyassama como seu sacrário. É dito que, até então, nove décimos do ensinamento
já haviam sido ensinados.
Ou seja, historicamente
falando, para a realização da vida plena de alegria e felicidade, nove de dez
partes já foram transmitidas a nós através de grandes personalidades do
passado.
Porém, não foi
nos ensinado a última e mais importante parte e, por isso, nessa ocasião, o Deus
original e verdadeiro revelou-se diretamente para transmitir tudo a respeito
deste “ponto derradeiro”.
Esse “ponto
derradeiro” diz respeito às graças de Deus Parens, seu amor parental e também à
verdade da origem: quando, onde, quem, por que e como o mundo e os humanos
foram criados.
Na parte 1 do Ofudessaki, temos:
Observando todos
do mundo por todas as épocas,
não encontro
quem tenha entendido o meu coração. Of. I-1
É natural que
assim seja, pois nunca o expliquei,
não é sem razão
que não saibam coisa alguma. Of. I-2
Desta vez, Eu,
Deus, revelando-me diante de todos,
farei ouvir-me
explicando os detalhes de tudo. Of. I-3
Embora estejam
chamando este lugar de Jiba,
Morada de Deus,
em Yamato, não sabem a origem. Of. I-4
Se ouvirem
detalhadamente esta origem,
seja quem for,
todos serão tomados pela saudade. Of. I-5
Se desejarem
ouvir e vierem me procurar,
explicarei a
original predestinação de todas as coisas. Of. I-6
Se Deus se
revela e explica tudo em detalhes,
o espírito de
todas as pessoas do mundo se animará. Of. I-7
Por apressar a
salvação de todos igualmente,
começo a animar
o espírito de todas as pessoas. Of. I-8
No verso cinco
da parte 1, temos: Se ouvirem detalhadamente esta origem, seja quem for, todos serão
tomados pela saudade. Quer dizer que, quanto à “verdade da origem”, às “graças de Deus Parens” e
ao seu “amor parental”, se tivermos isso estabelecido firmemente no íntimo do espírito, não
importa quem seja será tomado pela saudade de Jiba, Terra Parental dos humanos, e de Deus
Parens, o Deus verdadeiro.
A propósito, no
ensinamento deste caminho é ensinado que este mundo e os seres humanos foram
criados por Deus Parens. Porém, os senhores sabem de que maneira os seres
humanos forma criados?
Como os senhores
devem saber, a primeira coisa que Deus Parens fez antes de conceber os humanos
foi estabelecer o modelo de casal, que exerceriam a função de pai e mãe dos
seres humanos.
Originalmente,
num passado muito distante, não havia nada neste mundo caótico de mar de lama.
Na origem deste mundo, não haviam pais e filhos, marido e mulher, irmãos ou
amigos, apenas Tsukihi, Deus Parens, neste mundo triste e insípido.
Observando esta
situação caótica, Deus Parens, julgando insípida esta condição, teve a ideia de
criar os seres humanos e compartilhar da sua alegria, vendo-os viverem felizes,
ajudando-se mutuamente.
Como mencionei
anteriormente, a primeira coisa eu Deus Parens fez foi estabelecer o modelo de
casal, que exerceriam o papel de pai e mãe dos seres humanos.
No mar de lama
havia um sirênio e uma cobra branca. Atraiu-os para junto de si e reuniu as funções
necessárias para fazê-los de modelo de casal humano e para a concepção dos
seres humanos.
E então, o espírito
de Tsuki-sama
(Lua)
entrou no corpo de Izanagui-no-mikoto, o Pai, e o espírito de Hi-sama (Sol) entrou no
corpo de Izanami-no-mikoto, a Mãe. Dessa
forma, ensinando lhes a providência da criação dos seres humanos, fez conceber
no ventre da Izanami-no-mikoto novecentos milhões, noventa e nove mil,
novecentos e noventa e nove filhos.
Depois disso,
ela permaneceu nesse lugar por três anos e três meses e, finalmente,
despendendo
setenta e cinco dias, deu à luz a tantos filhos quanto o número concebido.
Chamamos de Jiba
o local onde está assentado o Kanrodai, local onde os primeiros humanos foram
concebidos. Por isso, dizemos Terra Parental, que significa terra natal. Ainda,
é ensinado que Oyassama, Miki Nakayama, carrega a predestinação da alma de Izanami-no-mikoto, nossa mãe.
Mesmo após isso,
durante muito tempo e através de um árduo trabalho, Deus Parens vem concedendo
sua providência e cuidando de todos nós. Assim, aos poucos, nos tornamos esses maravilhosos
seres que somos hoje.
Dizemos que
fomos criados por Deus Parens, mas houve divindades que, na origem,
exerceram o
papel de pai e mãe, e do ventre daquela que exerceu o papel de mãe, Izanami-nomikoto, nasceram-se os
filhos da mesma maneira como os seres humanos nascem atualmente.
Por isso é nos
ensinado que Deus Parens e Oyassama são os verdadeiros pais da
humanidade.
Assim, do ponto
de vista de Deus Parens, somos todos seus queridos filhos.
Durante nossa
vida, nos deparamos com doenças e dificuldades. Nesses momentos,
acabamos
pensando que “isso aconteceu pois não agi corretamente. É um castigo!”, não é mesmo?
Porém, no
ensinamento deste caminho, não existe “punição”, pois Deus Parens é nosso pai
e, portanto, não importa o que ocorra, com seu amor parental, sempre desejará
para seus filhos a vida plena de alegria e felicidade. Não importa o que aconteça,
há sempre o amor parental de Deus Parens, que sempre anseia pela vida plena de
alegria. Por isso, devemos voltar nosso espírito a Deus Parens e Oyassama, sempre
acreditando que estamos sendo guiados a um caminho próspero. Devemos realizar a
tarefa de enfrentar o nó e, mesmo dentro de dificuldades, devemos encontrar a
alegria para poder superá-lo animadamente. Essa é a fé deste caminho. Se este
ponto derradeiro de Deus Parens ser o Pai e a Mãe de toda a humanidade não
estiver firmemente estabelecido no espírito, acabarão por achar que as coisas ruins
que acontecem são castigos e punições, como é dito em outros ensinamentos.
Se ignorarem
esse “ponto derradeiro” não compreenderão corretamente as coisas e poderão interpretar
mal a intenção de Deus Parens e Oyassama.
A fé deste
caminho consiste em termos o espírito agradecido pelas incessantes providências
de Deus Parens e por seu amor parental, não importa em que situação nos
encontremos.
“Por que oratória
de rua?”
Tendo como
fundamento da “divulgação” tanto a propagação do nome do Deus original e verdadeiro
que criou os seres humanos como a transmissão sobre o amor parental de Deus Parens
e sua existência, acredito que nós, yobokus, temos o dever de saber transmitir com as nossas
próprias palavras a respeito de Deus Parens e seu amor Parental.
Para isso,
espero que a oratória de rua sirva de estudos e de treino para que nós, yobokus, com o peito
erguido, possamos transmitir a respeito do Parens com nossas próprias palavras sempre
e a qualquer momento.
“Guia do Recinto
Sagrado”
Em relação à
guia do Recinto Sagrado, penso que a coisa mais importante quando
acompanhamos
pessoas nas caravanas de ano novo, de primavera/outono, de regresso das crianças
à Jiba, ou quando alguém vem visitar a igreja, é a correta transmissão a
respeito de Deus Parens e seu amor parental.
Porém, a
realidade é que muitos não carregam consigo a confiança relativa ao
conhecimento da doutrina e acabam se atrapalhando em sua própria explicação, não
é mesmo?
Nesse momento
oportuno, espero que possamos tomar essa oportunidade para estudar a respeito
da “razão da origem”, “Jiba”, “Oyassama”, para que, através do treinamento, possamos aprender
um pouco mais sobre como transmitir o ensinamento.
Ainda, para que
possamos enxergar o resultado disso, espero que realizem animadamente a guia do
Recinto Sagrado.
Comunicarei mais
detalhes aos senhores em uma data posterior. Visando a comemoração de nossa
igreja, caminhemos com o espírito unido para que possamos ver os frutos de
nossos esforços.
Peço desculpas,
pois mais uma vez o texto ficou muito longo.
Muito obrigado.
Rev. Yoshimassa Shimizu, Condutor da Igreja
Mor Heishin.
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