sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

COLUNA KAZE DEZEMBRO DE 2017

Coluna Kaze – dezembro de 2017

Boa tarde a todos. Gostaria de agradecer aos senhores pelo sincero esforço neste caminho em seu cotidiano. Muito obrigado.
Resta muito pouco para o ano 180 R.D. terminar. Tendo determinado o mês de dezembro como o mês de dedicação total, espero que todos se esforcem o máximo que puderem e concluam a determinação espiritual que cada um estabeleceu no começo do ano.
Bem, como tive um tempo livre há alguns dias atrás, fui ao complexo Oyassato-Yakata, lado sudeste, prédio 2, para ver o memorial dos 50 anos de falecimento do Shimbashira II, Shozen Nakayama, junto de minha esposa.
Havia ali uma exibição com painel de fotos, vídeos, slides, livros, enfim, estava registrado diversos feitos do Shimbashira II e uma explicação clara de cada um deles. Na parte inicial da exibição de fotos, havia um trecho do prefácio do livro “Restauração”, primeira edição, publicado em abril de 1946, que continha as seguintes palavras do Shimbashira II:

“Restauração” não significa restaurar à maneira como era antes da revolução. Penso que restaurar e reparar não possuem o mesmo significado. Não podemos dizer que é Restauração quando somente reparamos algo a fim de voltar ao aspecto anterior ou quando apenas recordamos o passado com saudade. Acredito que o verdadeiro significado da Restauração, a sua força motriz, esteja em compreender e buscar as origens”.

É um trecho esclarecendo sobre o real significado de Restauração, algo que o Shimbashira II vinha sempre promovendo. Em outras palavras, quando nos referimos à Restauração, não significa realizar uma tarefa cujo intuito é voltar ao estado em que estava apenas formalmente. Significa buscar a origem, a raiz, tendo como base os textos originais (Ofudessaki, Hinos Sagrados e Indicações Divinas) e as palavras transmitidas diretamente por Oyassama aos nossos antecessores. Acredito que a ardorosa intenção da dedicação única a Deus em se aproximar da verdadeira forma de seguir a fé
buscando se aproximar da intenção de Deus Parens e Oyassama encontra-se na raiz do significado de Restauração.
Em relação às realizações do Shimbashira II, tivemos uma explicação detalhada a respeito durante a Grande Cerimônia de outono da Sede, na palestra do Shimbashira. Primeiramente, ele criou o setor de doutrina e arquivos históricos (antiga comissão de historiografia e doutrina), e foi pioneiro na publicação dos textos originais e na preparação dos livros doutrinários. Ainda, iniciou as construções da era Showa, ou seja, construções do Recinto principal e da Residência de Oyassama, e tomou a decisão de abrir o teto acima do Kanrodai e mudar o seu modelo, até então de dois níveis, para o tamanho de treze níveis, mesmo sendo de madeira, para ficar de acordo com o tamanho que fora ensinado. Além disso, projetou o recinto sul para que ficasse voltado ao recinto norte e para que o Recinto de reverência fizesse frente aos quatro cantos. Ainda, através do seu novo projeto para a Residência de Oyassama, foi construído um ambiente propício aos afazeres ali realizados conforme era feito desde 1887, de acordo com o ensinamento.

Ainda, entregou-se de alma e coração à Restauração. Trabalhou na compilação, agrupamento e publicação dos livros da doutrina, como Doutrina de Tenrikyo e Vida de Oyassama, assim como na publicação e oferenda dos três textos originais, para que qualquer fiel que quisesse se aprofundar no ensinamento pudesse trilhar o caminho da evolução espiritual para chegar à verdadeira forma que Deus Parens e Oyassama desejam, buscando a origem, a raiz, tendo como base os textos originais e as palavras transmitidas diretamente por Oyassama aos nossos antecessores.

Além disso, devido ao se profundo amor, o Shimbashira II também se dedicou na educação e formação de recursos humanos.

Em janeiro de 1915, o Shimbashira II, recebendo a razão de sucessor do Shimbashira I, que retornara em 31 de dezembro do ano anterior, assumiu o cargo de diretor com apenas 11 anos de idade. Porém, por ser ainda muito jovem, um dos diretores da Sede, Tamezo Yamazawa, foi encarregado de substituí-lo em suas ocupações. Aos 21 anos, quando recém assumiu de fato o cargo de diretor, fundou a escola de línguas estrangeiras de Tenri. No mesmo ano, inaugurou a escola primária de Tenri e, em novembro, assumiu o cargo de diretor da escola de Tenri e da faculdade de línguas de Tenri. Ainda, em 1928, fundou a academia feminina de Tenri e em 18 de outubro do mesmo ano criou a Fundação Itiretsukai¹, como lembrança de seu casamento com Setsu Yamazawa.

Em 1930, inaugurou a escola secundária de Tenri e em outubro do mesmo ano, com a finalização da construção da biblioteca de Tenri, foi lançado o jornal Tenri Jiho. Em 1938, foi inaugurado o Tenrikyo Honka², tendo em seu corpo docente o próprio Shimbashira. Graças à imensa dedicação do Shimbashira II em relação à educação e formação de recursos humanos, excelentes e numerosas pessoas foram formadas.

Acredito que graças aos condutores de igrejas e casas de divulgação e os yobokus formados pela educação do Shimbashira II, houve grande expansão da Tenrikyo na época pós-guerra, mais especificamente nas cerimônias de 70, 80 e 90 anos do ocultamento físico de Oyassama. As incontáveis realizações do Shimbashira II abrangem diversos ramos, porém, o que mais se destaca, em minha humilde opinião, é, como mencionei anteriormente, a publicação dos textos originais e livros da doutrina e a Restauração do ensinamento, assim como sua devoção à educação e formação de recursos humanos.

Há poucos meios de saber como Oyassama transmitia o ensinamento, porém, mesmo em meio à guerra e pressão do governo, graças ao suor derramado e sinceridade verdadeira do Shimbashira II e de nossos antecessores que o ensinamento de Deus Parens e Oyassama pode ser transmitindo da mesma forma como na época dos precursores.

Na grande cerimônia de outubro da Sede, o Shimbashira transmitiu o seguinte, no final de sua palestra:

Nesta oportunidade, devemos procurar nos familiarizar cada vez mais com os textos originais, a começar pela Escritura Divina, relembrando o quanto ele devotou o seu espírito para a sua publicação e para o seu estudo. Além disso, sem esquecer o espírito da Restauração, que visou seguir o Caminho exatamente conforme fora ensinado por Oyassama, devemos procurar vivificar a Doutrina de Tenrikyo dentro da vida cotidiana, almejando uma igreja que siga fielmente o Ensinamento. Vamos avançar firmemente rumo a esse objetivo tendo em mente a vida-modelo de Oyassama. (Retirado de Tenri Jiho, 5 de novembro)

Recentemente venho reforçando que este caminho é o ensinamento que tem Deus como nosso “pai”. Isto também vem do espírito da Restauração que retoma à origem da fé, pois remete à pergunta: que tipo de ensinamento é este? Todos têm Deus Parens e Oyassama como o verdadeiro Pai? Se dedicam tendo em mente a dedicação filial à Deus Parens e Oyassama? Acredito que este ponto marca a divisão entre possuir a “verdadeira fé” ou não.

Daqui em diante, além da dedicação filial aos pais que o trouxeram a este mundo, tenham como base a dedicação filial a Deus Parens e Oyassama e trilhemos juntos este caminho, tendo como meta a “verdadeira fé”.

Muito obrigado.

Rev. Yoshimassa Shimizu, Condutor da Igreja Mor Heishin

___________________________________
1 Bolsa de estudos para filhos dos fiéis 2 Departamento de estudos da doutrina

Nenhum comentário:

Postar um comentário