quinta-feira, 16 de abril de 2020

Palavras que valorizam- Trecho "Tenrikyo no shinkou" - lit.: "A fé na Tenrikyo", de Koichiro Iwai


Ontem estava eu e minha esposa olhando as redes sociais tranquilamente, quando ela encontrou esse texto abaixo que estava nas memorias de postagens antigas. Postado há cinco anos atras!!! Mas o conteúdo está super atual com as nossas circunstancias do momento, a pandemia do Covid-19. Um dos atos que nós seres humanos usamos para transmitir nossos sentimentos e que precisam de qualidade e equilíbrio neste momento é a fala. Vale muito a pena ler!!! 

Estamos sempre respirando, sem parar nem mesmo por um segundo. Aliás, nos é concedido o ato de respirar. Esse ar que inspiramos e expiramos é a nossa vida.

No entanto, para um mesmo ar expirado, há duas formas de utilização.

Se um chá, por exemplo, estiver muito quente a ponto de não conseguirmos bebê-lo, assopramos para esfriá-lo um pouco para então bebermos; já em um dia muito frio, assopramos as mãos para aquecê-las.


Para o mesmo ar expirado está concedido o poder de esfriar e de aquecer. É extraordinário.

E não é só com relação à respiração. As palavras que utilizamos também podem erguer e vivificar, ou ter outro resultado. Por exemplo, ao indicar alguém para um emprego e dizer: "É uma pessoa muito trabalhadora, mas bebe bastante", causa uma impressão diferente ao dizer: "Bebe bastante, mas é uma pessoa muito trabalhadora". Na primeira frase, passa-se uma certa insegurança sobre a referida pessoa, mas na segunda, termina-se com um ar de elogio. E quem elogia e valoriza as pessoas consegue também posteriormente receber sementes de alegria.

Penso que isso é um exemplo de modo de se usar as palavras que está de acordo com a intenção de Deus-Parens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário