quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Coluna Kaze junho 2020

Devido ao coronavírus, a sociedade ainda se encontra em situação de emergência, a população ainda está sob isolamento social e as igrejas ainda estão com todas as atividades canceladas, com exceção da Cerimônia Mensal. Por essa razão, acredito que muitos estejam ansiosos e preocupados. Porém, na Indicação Divina de 5 de março de 1894, 12:00pm, temos o seguinte:

Algo penoso é um nó, e do nó nasce o broto. Tenham um espírito grandioso pensando o nó é prazer.

Neste Ensinamento, é ensinado que “do nó saem os brotos”. Da mesma maneira que as flores crescem a partir do broto que surgiu do nódulo de uma árvore, as doenças e os problemas que se manifestam em nossas vidas são os nós que contêm a intenção de Deus Parens. Por isso, por mais que se encontre em uma situação penosa, é importante amparar-se em Deus, acreditar na graça das providências divinas e passar os dias alegremente, tendo fé de que a flor da felicidade irá florir a partir daquele nó.

O nódulo de uma planta é duro, por outro lado, é também uma parte bem fácil de romper. Da mesma maneira, os nós que surgem durante nossa vida muitas vezes são difíceis de suportar e com isso ficamos para baixo e nosso espírito se rompe. Porém, como foi ensinado pela Oyassama que “do nó saem os brotos” e que “do nó surgirá algo maior”, é por haver o nó que recebemos a chance de evoluir ainda mais, pois é através dele que aprendemos e percebemos coisas novas.

Atualmente, devido ao coronavírus, não é permitido reverenciar em Jiba nem nas demais igrejas. Apesar disso, os senhores estão passando bem? Em seus cotidianos, estão conseguindo se manter frente a frente com Deus Parens e Oyassama?

Como já comentei algumas vezes, acho que muitos tendem a pensar que o ponto central da fé na Tenrikyo é a igreja. Porém, a fé varia de pessoa para pessoa e é, em sua essência, a conexão que existe entre o fiel e Deus Parens e Oyassama. Podemos encarar a fé em sua forma mais natural e verdadeira como sendo o ato de se ligar a Deus Parens e Oyassama, agradecer todos os dias pelo corpo emprestado, solicitar por mais um dia de proteção e pedir pela saúde de sua família e pessoas queridas.

Vendo por este ponto, justamente agora em que estamos impossibilitados de frequentar a igreja é que temos a oportunidade de, cada um de seu respectivo local, ficar individualmente frente a frente com Deus Parens e Oyassama e estabelecer uma conexão. E um conselho que dou para quando forem fazê-lo é a prática do ensinamento do “acordar cedo, honestidade e trabalho”.

Acordar cedo: levantar e começar o dia realizando o serviço sagrado para agradecer o corpo emprestado e solicitar a sua boa saúde.

Honestidade: passar os dias tendo o cuidado com as oito poeiras espirituais.

Trabalho: praticar o hinokishin de retribuição das graças concedidas por Deus Parens e dedicar o espírito para promover a salvação.

E se possível, realizar também o “ridate[1] diário”. Considerem o ridate como sendo algo que se oferenda juntamente com o pedido. Muitas pessoas quando vão a um templo budista realizam um pedido e depois fazem uma oferenda em dinheiro, certo? É parecido com isso.

Primeiramente, se agradece em voz clara e depois se solicita a proteção por mais um dia. Como não é bom realizar apenas o pedido, faz-se uma pequena oferenda em dinheiro acompanhando a solicitação. Significa colocar todo dia em uma caixinha de oferenda 10 centavos, 1 real, qualquer valor como ridate acompanhando a sua solicitação. O valor pode ser pequeno, mas o que alcança Deus Parens é a sinceridade no espírito desta ação.

Devido a este vírus, o qual não conseguimos enxergar com nossos olhos, nos encontramos apreensivos com relação ao nosso futuro. É justamente por estarmos nesta situação que devemos passar os dias solicitando a proteção diária. Gostaria que sem falta, juntassem a família e realizassem isso.

Pois bem, recentemente encontrei um blog na internet muito interessante e, por isso, gostaria de compartilhar um trecho de um artigo ali contido:

Aqui vai uma pergunta:


Atualmente, muitas comparações estão sendo feitas entre várias doenças infecciosas, assim como reclamações do tipo “devemos nos preocupar mais com a influenza”. Porém, alguém saberia dizer qual foi a doença que mais fez vítimas na história da humanidade?

Resposta: a varíola.

Muitos imaginam a peste negra ou a influenza, já que foram duas doenças que fizeram muitas vítimas de uma só vez. Porém, diferentemente das doenças que surgem de tempos em tempos, a varíola é datada desde a era do homem primitivo, sendo muito comum nos tempos antigos. E somando-se o total de vítimas da varíola, pode se dizer que foi a doença mais mortal que já existiu.

Por isso a varíola era considerada a doença mais ameaçadora para as pessoas daquela época.

Contudo, atualmente não vemos pessoas com varíola, certo?

A razão disso é que a varíola fora erradicada em 1980.

Quando li este artigo, confesso que me surpreendi. Após pesquisar, vi que a OMS (Organização Mundial da Saúde) realmente havia anunciada a erradicação da varíola em 1980. A varíola ser erradicada significa que, mesmo sem aplicar uma vacina, não há chances de se contrair a doença pois seu vírus desaparecera completamente da face da Terra. Ainda, outro fato é que, dentre as doenças infecciosas em humanos, somente a varíola fora erradicada até hoje.

No Hino V do Mikagurauta (Hinos Sagrados), temos:



Segundo, Este é o local da salvação maravilhosa, 
onde concedo a graça do parto e varíola. 

Terceiro, Deus é tal como a água, 
lava completamente as sujeiras do espírito. 


O medo pelas complicações ou morte causadas pelo parto ou pela varíola eram problemas que sempre estiveram presentes na história da humanidade. Em 1100 a.C., por exemplo, foram encontrados vestígios de varíola no corpo mumificado do faraó Ramessés V.

A pessoa que nos libertou do medo causado pelo parto e pela varíola e que até hoje nos concede sua proteção através do amuleto-prova e do arroz abençoado do parto seguro é Nossa Mãe, Oyassama. E graças a isso, acredito eu, hoje não precisamos mais temer a morte causada pelo parto ou pela varíola. É claro que, do ponto de vista científico, há diversas razões para termos atingido este nível, porém, naquela época, pode ser que a única pessoa que previu essa possibilidade tenha sido Oyassama. Esta é uma verdade que não podemos deixar passar.

No mundo em que vivemos os problemas surgem a toda hora, todavia, através do trabalho de Deus Parens e Oyassama, somados ao serviço sagrado que realizamos, conseguimos receber a graça da salvação para qualquer dificuldade que apareça. Tendo este pensamento otimista e animado, desejo que todos juntos consigamos superar este grande nó.


Rev. Yoshimassa Shimizu, Condutor da Igreja Mor Heishin


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[1] Ridate (lit. elevar a razão): é uma manifestação da determinação espiritual de seguir a razão divina, ou mesmo uma forma de solicitar proteção quando o merecimento é incerto. Deve ser feito de coração, independentemente do resultado.


Um comentário:

  1. Quanto mais de aprofundar nos ensinamentos da Razão, mas teremos a proteção divina

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