terça-feira, 25 de novembro de 2014

HINO 1 , VERSO 3

HINO  1 , VERSO 3


三ニ さんざいこゝろをさだめ
三に 三歳心(散財心)を定め
San-ni / Sanzai kokoro o / sadame
Terceiro, Determinem o espírito na idade de três anos

1 - A PALAVRA “KOKORO”


Kokoro, que também pode ser entendido como "coração", "mente" e "eu"(espírito), foi descrito por um estudioso de religião japonesa como um termo que "inclui as aptidões da mente, vontade e emoção. O kokoro não é, no entanto, a soma dessas aptidões em algo  impalpável, mas difere em cada pessoa de acordo com os traços de personalidade, disposições e sensibilidades estéticas. "1
Kokoro  pode ser considerado qualquer coisa que cai no domínio da experiência consciente. Temas relacionados com a maneira ideal para ter ou lidar com este  kokoro é um tema central ao longo dos doze hinos.

2 – A EXPRESSÃO “SANZAI KOKORO”


Há  duas principais interpretações sobre a que se refere a expressão"sanzai  kokoro". Entre os dois, "coração ou mente(espírito) de uma criança de três anos" (sansai kokoro 三才 心) é considerado a   interpretação mais representativa”2

3 – “coração ou mente(espírito) de uma criança de três anos”


Este "coração ou mente(espírito) de uma criança de três anos" é uma qualidade de espírito explicada por alguns  como:
• inocente 3
• altruísta e livre da ganância 4
• pura, acredita e confia em seus pais, sem qualquer dúvida 5
• livre de arrogância, como um céu azul claro, sem mácula, como a água recém-colhida 6
•  receptivos e não contaminadas pelos vícios do mundo ou por hábitos ruins 7
• animado e dinâmico 8
Pode-se notar que uma criança era tradicionalmente(no Japão) considerada com um ano de idade no momento do  nascimento e a cada Ano Novo adicionaria um novo ano em sua idade,  "três  anos" citado é o que poderíamos considerar entre um ano e um dia de idade e dois anos de idade.
Encontramos na explicação de Yoshinaru Ueda o significado mais forte para a expressão: sanzai kokoro -"coração ou mente(espírito) de uma criança de três anos", explana  o seguinte:
"Depois de passar os primeiros seis meses após o nascimento de um bebê, uma criança começa a mostrar sua personalidade peculiar nesta fase. Em torno do seu primeiro aniversário, a perspectiva de seu repouso se torna quase impossível. Depois de ter crescido cinco ou seis dentes, ela não pode sobreviver com apenas o leite materno, mas não pode deixa-lo a sua vontade ainda. Se alguém perguntar qual é o instinto mais poderoso de uma criança nesta fase, é seu desejo pelos pais.
"Tudo vai bem enquanto ela está em um bom estado de espírito(tranqüilidade), mas no meio de um choro continuo, ninguém consegui consolá-la, mas sua mãe consegui. Não importa o quanto ela chora, uma vez que sua mãe a leva em seu seio, ela se torna calma e aproveita o mamilo que é oferecido a ela. Quando seu pai chega em casa do trabalho, ela certamente irá levantar os braços e pedir-lhe para levá-la.
"É assim que as coisas deveriam ser. A existência de uma criança depende de seus pais. A mente(espírito) de uma criança anseia e se apóia em seus pais. Será que uma criança de três anos de idade pode simbolizar o que fundamentalmente significa ser verdadeiramente inocente?
"Deus Parens  está nos dizendo para ter uma mente(espírito) como a de uma criança de três anos de idade. Nossa vida, corpo e espírito está ligado intimamente a Deus Parens como a própria existência de uma criança está ligado a seus pais. Noite e dia, Deus Parens fornece proteção ao ponto de entrar em cada um de nós como o ar que  respiramos, dentro e para fora, trabalhando arduamente mais do que uma mãe que  sem dormir alimentar seu filho e troca as fraldas do bebê.
"Como a paz de espírito é possível sem aproximar-se de Deus Parens? Como a vida plena de alegria é  possível? Isto porque Deus Parens é o nosso Parens verdadeiro num sentido mais profundo  e amplo do que uma mulher ser mãe para um filho que gerou. Deus Parens abençoa e cuida de toda a humanidade ainda mais do que os pais humanos amam seus  filhos.
"Quando contamos com este amor parental absoluto e ilimitado, podemos ser mais alegres,  e espirituosos do que uma criança de três anos de idade." 9
Ainda, oferece três principais características de uma criança de três anos de idade, que deverá ser mantido pelos adultos:

1.       Se apoiar em nossos pais;
2.       Ser altamente ativo,
3.       Estar em um estado constante de alegria e elevação espiritual 10.

Depois de analisar uma criança de um ou dois anos de idade, eu, pessoalmente, sinto que "sanzai kokoro" simboliza um período em que a criança faz grandes progressos. Ela começa a apontar para objetos e afirmar-se. Uma criança nessa idade traz alegria para seus pais sem esforço apenas progredindo em dar os primeiros passos para ser capaz de sair correndo em alta velocidade e de balbuciar palavras em frases cada vez mais complexas. Ela inquestionavelmente imita os pais e irmãos mais velhos. Embora a sua capacidade de compreender ainda precise desenvolver, ela mostra um talento apurado para observação  revelando que ela está assistindo, mesmo quando os pais não estão conscientes disso. O "coração ou mente(espírito) de uma criança de três anos"  evoca uma qualidade de alegria que é espontânea, não planejada, desinibida, desenfreada, sem obstáculos, não planejada, sincera e pura. (FIM PARTE 1)
(texto traduzido e adaptado do inglês para o portugues ainda sujeito a modificações retirado do site http://tenrikyology.com/3458/song-one-verse-3/)



segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Mensagem no Culto Ecumênico da Formatura da Turma de Medicina da Univasf



Boa noite a todos os honrosos docentes da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF, Aos formandos da 8ª turma de Medicina da UNIVASF e seus queridos familiares e Convidados.
Minhas sinceras felicitações a todos e graças ao firme empenho estão sendo agraciados com a chegada deste glorioso conjunto de solenidades, acredito que por muitas vezes precisaram abdicar de momentos de convívio familiar e de entretenimento para se dedicarem com afinco e determinação aos estudos. No entanto, hoje estão sendo recompensados retribuindo aos entes queridos agradecendo a Deus por mais uma conquista na vida de suas famílias.

Bem, meu nome é Anderson Andrade sou missionário da Igreja Tenrikyo, responsável pelo Missionamento nessa região, gostaria a partir deste momento transmitir algumas palavras do nosso ensinamento que possam servir de ponto de apoio  espiritual no exercício da medicina.

Deus Parens criou os seres humanos pelo desejo de ver – nos levando a vida plena de alegria e felicidade. Para isso, vem concedendo sua proteção diária e constantemente. O maior prazer que podemos experimentar no mundo humano e passarmos os dias com muita alegria e satisfação, sob a proteção divina. Tal vida se resulta quando o homem participa com os outros do mesmo prazer e do mesmo contentamento.

Os senhores e senhoras amanhã estarão colando grau, desta maneira na vanguarda dos serviços de saúde, poderão experimentar e compartilhar por muitas vezes do prazer e contentamento no olhar daqueles que estão alcançando e evoluindo para uma melhora ou cura após ficarem sob os seus cuidados, e mesmo naqueles casos de difícil solução. Desta forma, acredito que estarão se aproximando do desejo de Deus Parens, portanto nunca devem deixar de lado o sentimento de contentamento que nasce daqueles que precisam da dedicação de vocês.

Desde a criação ate os nossos dias, Deus Parens vem zelando pela evolução e desenvolvimento incessante do homem e do mundo. Devido a isso, as ciências desenvolvem graças a proteção de Deus, aos homens com o uso de seu livre arbítrio, devem buscar corresponder ao carinhoso amor divino, dedicando sua sabedoria e conhecimento a favor da construção de um mundo pleno de alegria.

Todos aqui dedicaram uma parcela de suas vidas para terem a aptidão necessárias para cuidar das pessoas, da melhoria da qualidade de sua saúde. Mas se refletirmos um pouco, notaremos que para esse conhecimento alcançasse a nós, precisa antes dos trabalhos divinos que vivifica diária e constantemente  a vida neste planeta, e dos cuidado para que possamos usar este corpo da melhor maneira.

Dentro das palavras divinas, temos o seguinte:
“(...)vim dizendo até aqui conduzir-se e dedicar-se. No conduzir-se e dedicar-se é que se realiza a ajuda mútua. A ajuda mútua é a verdade que explico. O desejo de salvar os outros é a sinceridade verdadeira, e salvar os outros é salvar a ti mesmo.(...)” Okakissage

Conduzir-se: acredito que cada um dos senhores e senhoras que estão nesta cerimônia conduziram suas vidas para a medicina, dedicar-se: como falei anteriormente, uma pequena parcela foi feita há de prosseguir de agora em diante em cada consultório medico, sala de parto, bloco cirúrgico entre outros. Mas determinar em seus corações a ajuda e a salvação, mesmo que não seja pela cura da doença terminal ou crônica daqueles que chegam ate vocês, acredito ser a intenção maior de Deus Parens que é ver a nobreza do sentimento de cada um emanando para o outro dando a ele uma nova esperança, determinação e conforto. Assim, quando passarem os anos por mais que façam não há de sofrer mesmo que queiram.

Para concluir, determinem se fazendo a pratica da medicina algo que seja realmente gratificante, olhem para o paciente sabendo que tratando com zelo estará zelando o seu caminho, isso com certeza estará contentando Deus Parens.

Nos Hinos Sagrados: Haja o que houver, doravante, sigam unicamente amparados em Deus.


Minhas  sinceras congratulações e Boa noite a todos!

MUDANÇA NA LINHA DE POSTAGEM

A partir deste mês o Blog do Núcleo de Missionamento da Igreja Tenrikyo de Petrolina estará focando suas postagens em conteúdos doutrinários  para reflexão aprofundada sobre os ensinamentos.

Muito obrigado    !

Editor do Blog

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

PROGRAMAÇÃO DE AGOSTO ANO 177 RD. 2014

Neste mês vamos receber a visita do Condutor da Nordeste Hoyo, nossa Igreja Superior, Rev. Kazuyoshi Sakaguchi. Além da visita de Dona Nadia que estaremos recebendo com muito carinho. Ainda, estamos com força total para reiniciar a construção que faz parte do preparativos para fundação de nossa Casa de Divulgação!!!

AGOSTO- 2014

01.08 - SERVIÇO MENSAL FAMILIAR, casa de Diogo Oliveira(19:30);
02.08 - REUNIÃO MENSAL, após o otsutome da tarde;
03.08 - ATIV. PARA ARRECADAÇÃO DE FUNDOS PARA CONSTRUÇÃO, pechincha e feijoada;
09.08 - MISSIONAMENTO: cidade de Lagoa Grande;
10.08 - TREINO DO SERVIÇO SAGRADO: Instrumentos Sagrados(17:00) e Dança Sacra após serviço da tarde;
11.08 - SERVIÇO MENSAL FAMILIAR: casa de Robson(19:00);
12.08 - SERVIÇO MENSAL FAMILIAR: casa de Rita(19:30);
13.08 - SERVIÇO MENSAL FAMILIAR: casa de Janecleide(19:30);
14.08 - SERVIÇO MENSAL FAMILIAR: casa de Luzineide(19:30);
16.08 - DIVULGAÇÃO: bairro Jardim Petropolis(09:00);
16.08 - TREINO DO SERVIÇO SAGRADO: Instrumentos Sagrados(17:00) e Dança Sacra após serviço da tarde;
17.08 - ATIV. PARA ARRECADAÇÃO DE FUNDOS PARA CONSTRUÇÃO, pechincha e feijoada;
17.08 - TREINO DO SERVIÇO SAGRADO - manabi após serviço da tarde;
18.08 - SERVIÇO MENSAL FAMILIAR, casa de Niura Oliveira(19:30);
19.08 - SERVIÇO MENSAL FAMILIAR, casa de Luciene(19:30);
20.08 - SERVIÇO MENSAL FAMILIAR, casa de Ana Claudia(19:30);
21.08 - SERVIÇO MENSAL FAMILIAR, casa de Dona Francisca(19:30);
23.08 - DIVULGAÇÃO: bairro Alto do Cocar(09:00);
23.08 - TREINO DO SERVIÇO SAGRADO: Instrumentos Sagrados(17:00) e Dança Sacra após serviço da tarde;
24.08 - SEMINARIO: Projeto ECOVIDA Reciclagem(08:00);
25.08 - YOHAISHIKI: Dança dos 12 hinos após serviço da tarde;
29.08 - SERVIÇO MENSAL FAMILIAR, casa de Lucimeyre(19:30);
30.08 - HINOKISHIN GERAL;
30.08 - OTOMARIKAI: Pousar uma noite na Igreja para crianças a partir de 10 anos de idade;
31.08 - CERIMONIA MENSAL: com a presença do Rev. Kazuyoshi Sakaguchi;


Agradecemos a  todos pelos esforços dedicados as atividades do caminho! Muito obrigado!

METAS PARA DETERMINAÇÃO ESPIRITUAL DOS 130 ANOS DO OCULTAMENTO FÍSICO DE OYASSAMA

1 - Fundação da Casa de Divulgação Petrolina Hoyo em 2015;
2 - 3 pessoas para frequentar as preleções do Besseki e tornarem-se yoboku;
3 - 5 pessoas para cursar o Seminário de Formação Espiritual, Shuyokai do Brasil;
4 - 8 pessoas para cursar o Seminario de Doutrina de 5 dias Koshu.

Vamos seguir firmes e determinados para evoluirmos espiritualmente nesta época oportuna !!!

sábado, 15 de junho de 2013

Grande Expectativa!!! 60 anos da Associação dos Moços do Brasil

 Hoje faltam 28 dias para Assembleia Comemorativa da Tenrikyo do Brasil! para mim é uma grande expectativa, pois estamos a poucos menos de um mês de receber o Shimbashirassama e sua comitiva que inclui seu filho e sucessor, Rev. Daisuke Nakayama.

A razão de Shimbashira é algo grandioso que consta no Ofudessaki como aquele que após estabelecido pacificará a Residência Divina, acredito que essa pacificação nos dias de hoje passa pelas instruções dadas que nos norteiam com seu carinhoso amor de pai ao entendimento de como interpretar os fatos em épocas oportunas.

Na mensagem lida na ocasião das visitas de incentivo as Igrejas da Associação dos Moços para esta grande comemoração que se aproxima, temos citada que a época de julho em Ojiba é uma das mais ocupadas para o Shimbashirassama, havendo inúmeros eventos que necessitam de sua presença, mesmo assim espremendo em sua agenda confirma sua presença em nossa Assembleia Comemorativa e eleva a razão de nossos antecessores, que após muitas dificuldades e desafios  transmitiram os ensinamentos colados a razão de Jiba e, por inúmeras vezes, fazendo ser entendidos através de suas atitudes seguindo amparados firmemente em Deus Parens e Oyassama.

Sempre me perguntam, qual motivo para ir ao Dendotyo nesta oportunidade? acredito que uma belissíma oportunidade de abraçar a razão de Ojiba através do Shimbashirassama, deleitasse nas experiências de outros, que assim como vários associados, estão se esforçando para não deixar passar em vão esta época oportuna e regressando ao Dendotyo nesta oportunidade estaremos fortalecendo nossos vínculos como irmãos, assim quando voltarmos para casa toda essa energia resumida em poucos exemplos aqui se transformará em combustível para nosso esforço em se tornamos verdadeiros Yobokus e instrumentos da salvação que contente Deus Parens e Oyassama.

Bem associados e veteranos, chegou a hora de confirmamos nossa fé em União Espiritual, dar ao Dendotyo um toque da alegria dos desbravadores que seguem firmes mata adentro!!!

Prontos para colocar em prática nossa missão: Dedicação Única a Deus e a frente no Missionamento!!!

Venha comigo!!! inscrições antecipadas on-line para assembleia:http://seinenkaibr.dyndns.org:8001






quarta-feira, 10 de abril de 2013

Programação do mês de abril Tenrikyo Petrolina


Este mês vamos comemorar a data natalícia de Nossa Querida Mãe, Oyassama, e comotodos os anos estaremos com a programação  especial para as crianças de Núcleo de Missionamento. Chamem seus amiguinhos!!!

06 – Reunião Mensal com os fiéis;

06 – Divulgação semanal;

07 – Atividades para arrecadação de fundos para obra de ampliação do Núcleo;

09 – Serviço Sagrado Familiar Naninha;

10 – Serviço Sagrado Familiar Luzineide;

11 – Serviço Sagrado Familiar Neilton e Rita;

 13 – Missionamento Lagoa Grande;

14 – VI Encontro das Mulheres;

16 – Serviço Sagrado Familiar Janecleide;

17 – Manabi Comemorativo Festa Natalícia de Oyassama;

18 – Serviço Sagrado Familiar D . Francisca;

19 – Serviço Sagrado Familiar Luana;

20 – Atividade de arrecadação de fundos para obra de ampliação do Núcleo;

21 – Festival de Arte e Cultura Tenrikiana  “Parabéns Oyassama”;

23 – Serviço Sagrado Familiar Niura;

24 – Serviço Sagrado Familiar Luciene;

25 – Manabi  de ajustamento espiritual Kagura zutome;

27 – Hinokishin da Cerimônia Mensal;

28 – Cerimônia Mensal;

29 – Serviço Sagrado Familiar Robson e Silvania.

 

Agradecemos a todos pelos esforços dedicados a nossa obra de ampliação do Núcleo e vamos dedicar com firmeza para contentar Deus Parens e Oyassama!!!

Muito Obrigado a todos!!!   

domingo, 31 de março de 2013

Palestra do Shimbashira na Grande Cerimônia de Janeiro

Como é de conhecimento, a Grande Cerimônia de Janeiro é realizada na data original do Ocultamento Físico de Oyassama, que ocorreu em 26 de janeiro de 1887.
Este ano é o primeiro ano dos três anos, mil dias, em face da Cerimônia dos 130 Anos do Ocultamento Físico de Oyassama que será celebrada daqui a três anos. Desejo renovar, juntamente com todos, os votos de buscarmos o amor parental contido no dia original da Cerimônia Decenária de Oyassama e, assimilando-o, dedicarmo-nos nas atividades em unidade espiritual e na maturação durante o período determinado.
26 de janeiro foi a data em que Oyassama ocultou o seu corpo físico, mas desde antes, por ser o dia relacionado à revelação divina, era realizado Serviço Sagrado das cerimônias mensais.
Se realizassem o Serviço, logo vinham os policiais e Oyassama era detida. Por essa circunstância e pelo estado crítico da saúde de Oyassama, recebendo até as seguintes palavras severas:“temem a lei ou temem Deus?”, todos determinaram o espírito e, correspondendo ao apelo do Shimbashira I: “que fiquem para executar o Serviço somente aqueles com o espírito decidido e disposto a sacrificar a própria vida ao desempenhá-lo”, prepararam os instrumentos musicais e realizaram o Serviço em plena luz do dia. Oyassama, que ouvia satisfeita o som alegre dos instrumentos musicais, ocultou o seu corpo ao mesmo tempo em que se encerrava o Serviço.
As pessoas que voltavam triunfantes, após realizarem o Serviço sem qualquer contratempo, tinham a certeza de que Oyassama recuperaria sua saúde, mas ao receberem a notícia inesperada, ficaram atônitas, e apenas choraram tristemente. Porém, reanimaram-se, pois não podiam permanecer para sempre nesse estado emocional e solicitaram a Indicação Divina, através de Izo Iburi, e receberam as seguintes palavras:
“Nivelarei a terra. Estão todos reunidos? Compreendam bem. O que disse até agora deixei colocado na caixa da verdade. Porém, como saí abrindo o portal, por amor aos filhos, encurtei 25 anos da vida que o Parens tinha ainda pela frente e começo a salvação a partir de agora. Fiquem observando bem. Fiquem observando bem o que foi até agora e o que será doravante. Perguntei se desejavam a terra nivelada abrindo o portal ou fechando-o. Não disseram para nivelar a terra abrindo o portal? Fiz como desejaram. Até agora havia algo que queria dar aos filhos. Porém, não pude dar devidamente. Doravante, será entregue gradualmente. Ouçam bem.”
Quando todos estavam sentindo como se as luzes do Sol e da Lua tivessem sido extintas e sem saberem como deviam refletir, receberam as seguintes palavras explícitas: “Fiquem observando bem. Fiquem observando bem o que foi até agora e o que será doravante”, que indicou claramente como será o Caminho daí em diante. Nesse fato, diferentemente da solicitação das pessoas que executaram o Serviço sem se importarem com as suas vidas, com o desejo de que Oyassama recuperasse a saúde, podemos sentir que a intenção de Deus-Parens era para que todos executassem o Serviço com espírito de devoção única a Deus e em unidade espiritual.
Após preparar a ordem do caminho da dedicação sincera à salvação, apressou a execução do Serviço, que é a base disso, e foi a última instrução dos 50 anos de vida-modelo. Por ter apressado até através do estado de saúde de Oyassama, sem se importarem com a rigorosa vigilância dos policiais, abandonando as cogitações humanas, dedicaram-se unicamente com devoção sincera a Deus.
Quando pensamos no Serviço Sagrado desse dia e as tensões do dia a dia até sua chegada, sentimos vivamente a importância de realizar o Serviço e também, como é fundamental dedicarmo-nos na execução do Serviço com espírito de devoção sincera a Deus e em unidade espiritual.
Felizmente, para nós realizarmos o Serviço Sagrado, não precisamos mais temer as autoridades oficiais. Além disso, podemos executá-lo sem nenhuma restrição. Porém, por isso mesmo, a disposição espiritual das pessoas que realizam o Serviço é fundamental.
Isso não se restringe apenas ao Serviço de Kagura realizado em Jiba, mas também, ao Serviço executado mensalmente nas igrejas das localidades, que o realizam recebendo essa razão.
A devoção sincera a Deus é corresponder à intenção de Deus-Parens. Para isso, é preciso abandonar as cogitações humanas, purificar o espírito e buscar a intenção de Deus-Parens.
E, se formos buscar a intenção de Deus-Parens e retrocedermos, chegaremos na intenção da criação original; “criar os seres humanos e compartilhar da sua alegria, vendo-os viverem felizes, plenos de júbilo”.Ainda, chegaremos na intenção da revelação divina; “revelei-me neste mundo para salvar toda a humanidade”. Ou seja, a intenção central de Deus--Parens consiste no amor parental da dedicação sincera à salvação, de salvar todos os filhos do mundo e orientá-los para a vida plena de alegria e felicidade.
Até Oyassama ocultar o seu corpo, era possível ouvir familiarmente a intenção em cada momento através de sua boca. Ainda, mesmo após ocultar o seu corpo, até junho de 1907, através do Honseki, foi possível consultar a intenção de Deus.
No dia de hoje, não é possível ouvir diretamente a intenção de Deus-Parens, mas por outro lado, há vários meios de consultá-la, a começar dos três Textos Originais: “Escritura Divina”, “Hinos Sagrados” e “Indicações Divinas”;e ainda, a “Doutrina de Tenrikyo”, a “Vida de Oyassama - Minuta”, os “Episódios da Vida de Oyassama”, entre outros.
Ao recordarmos, a Escritura Divina, na ocasião do nó de março de 1883 (ano 46 da R.D.), para evitar o seu confisco, foi dito que havia sido queimada. Desde então, até o ano da sua publicação em 1928 (ano 91 da R.D.), oficialmente, era mencionado que o original foi perdido e não era possível qualquer pessoa ler a vontade como nos dias de hoje. A Doutrina também, chamada de Doutrina Meiji, foi compilado em meio ao movimento da autonomia da igreja para acatar a política do governo dessa época, mas, como texto doutrinário, era extremamente incompleto. Juntamente com o fim da guerra, foi feita a restauração e, até poder transmitir o ensinamento conforme Oyassama ensinou, no longo período de submissão às leis, os antecessores buscaram com muito empenho o ensinamento, trilharam o Caminho amparados na vida-modelo e expandiram o ensinamento.
Ao pensarmos nisso, a começar dos Textos Originais, podemos dizer que o atual meio é realmente abençoado, onde podemos ter contato livremente com diversos livros de doutrina e do ensinamento, e também, não se limitando apenas às publicações e livros, temos o Seminário de Tenri, o Curso de Formação Espiritual e ainda, diversos cursos e oportunidades para aprender o ensinamento.
Podemos dizer que, aprender o ensinamento não é para ter apenas na mente como conhecimento, mas para praticá-lo. É para assimilar o ensinamento e viver de acordo com ele no dia a dia.
A devoção sincera a Deus, ou seja, corresponder à intenção de Deus-Parens, não é tão fácil assim. Porém, a nossa caminhada da evolução espiritual é acumular os esforços para buscarmos o desejo do Parens no cotidiano e aproximarmo-nos da sua intenção. O ser humano tem a tendência de ser levado por suas cogitações egoísticas, perder de vista o Parens e, por fim, dar as costas para ele. Em qualquer coisa, tendo o ensinamento como a régua, desejo que tenham a disposição espiritual de praticá-lo buscando a intenção de Deus-Parens e, comparando com a vida-modelo, reflitam sobre como Oyassama agiria nessa situação.
Isso será a cena fundamental do nó ou da encruzilhada da vida, que será o elo de ligação para conseguir ter a decisão de corresponder à intenção ou não.
Tendo como base o que foi ensinado, se buscar o caminho para corresponder à intenção com espírito purificado, creio que, certamente, virá à mente o caminho que deverá passar.
No dia de hoje, temos os nossos conflitos e hesitações. Nessas ocasiões, o ponto de apoio para a reflexão são as seguintes palavras:
“Por existir Tsukihi, existe este mundo; por existir o mundo, existe cada uma das coisas; por existir cada uma das coisas, existem os seus corpos; por existirem os seus corpos, existe a lei; embora exista a lei, a determinação espiritual é o mais importante.”
Na madrugada do dia 13 de janeiro de 1887, o Shimbashira I, com a firme decisão de colocar às claras os sofrimentos que tomavam seu coração, adiantando-se junto à cabeceira de Oyassama, fez a consulta e recebeu estas palavras de orientação.
Para as pessoas que pensavam que não era possível considerar no mesmo nível o que Deus afirmava e as leis, esclareceu ordenadamente sobre a formação de todas as coisas e que, até onde for, a determinação espiritual de corresponder à intenção de Deus-Parens, Tsukihi, é o mais importante.
Anteriormente, afirmei que é fundamental realizar o Serviço Sagrado com espírito de devoção sincera a Deus e em unidade espiritual. Porém, o espírito de unidade é todos rumarem a um único objetivo, cada qual executar firmemente a sua função e, ao mesmo tempo, agir para manter a harmonia de todos.
A primeira imagem disso, que podemos chamar também de modelo, podemos encontrar no trabalho dos instrumentos na criação original. Os instrumentos que foram atraídos junto a Deus-Parens, para corresponder ao seu desejo de criar os seres humanos, de vê-los levando a vida plena de alegria e felicidade e de ter o prazer de compartilhá-la junto, dedicaram-se, fundiram-se a esse desejo e desempenharam as suas respectivas funções. Aí foi dado o primeiro passo para o mundo de vida plena de alegria e felicidade.
O Serviço de Kagura é realizado manifestando através dos movimentos das mãos a razão do trabalho de cada instrumento na criação original. Nem preciso frisar que o Serviço deve ser executado em unidade espiritual.
Nós falamos e também ouvimos muito sobre a expressão “unidade espiritual”. Nesse sentido, é uma das palavras que qualquer pessoa do Caminho está bem acostumada e familiarizada, mas para ter a união do espírito, realmente, não é tão fácil assim.
Primeiramente, para dirigir-se ao mesmo objetivo, todas as pessoas envolvidas devem ter conhecimento e estar mutuamente cientes deste objetivo. Ainda, cada um deve conhecer a sua própria função e, ao mesmo tempo em que a desempenha, deve ter conhecimento das relações entre si e ter cooperação.
No Caminho, as diversas atividades, as igrejas e as várias organizações, todas almejam o mesmo objetivo que é salvar o mundo e concretizar a vida plena de alegria e felicidade. Direcionando para esse mesmo objetivo, ao mesmo tempo em que cada um, na sua função e posição, deve desempenhar firmemente o seu trabalho, na parte onde é insuficiente, é fundamental a dedicação para poder compensar e salvar mutuamente, de modo que seja possível cumprir a missão em sua totalidade. Com o passar do tempo, ou ainda, com o crescimento, há a tendência de negligenciar o objetivo inicial e enfraquecer a ligação recíproca. Nessa ocasião, é necessário voltar ao ponto original, certificar o objetivo inicial e examinar o deslocamento.
Tendo como exemplo o trabalho desempenhado pelos instrumentos na criação original e, ainda, a realização do Serviço em união espiritual, desejo que assimilem este espírito de união espiritual.
Na ocasião da Grande Cerimônia de Outubro do ano passado, em face dos 130 anos do Ocultamento Físico de Oyassama, anunciei a Instrução 3 com o intuito de contribuir para a maturação de todos os yobokus e para as atividades em união espiritual. Estimulei a disposição espiritual e o trabalho efetivo para poder corresponder ao infinito amor maternal de Oyassama e, na conclusão, conclamei todos os yobokus, como instrumentos de Oyassama, durante os três anos, mil dias, tendo em vista os 130 anos do Ocultamento Físico de Oyassama, a avançar nesses trabalhos cientes da nossa missão para podermos contentar Oyassama eternamente viva.
O período dos três anos, mil dias, foi instruído para trilharmos o caminho da vida-modelo de Oyassama como ponto de referência. Na Indicação Divina de 7 de novembro de 1889, temos que:
“Não digo para fazerem coisas difíceis nem coisas sem modelo. Existe o respectivo caminho da vida-modelo para tudo. Nada poderá ser feito se disserem que não podem passar pelo caminho da vida-modelo.”
E ainda:
“Vim trilhando o caminho inexpressável em palavras ou em escrita. Porém, não se passaram mil ou dois mil anos. Apenas 50 anos. Se disser para passarem 50 anos ou mesmo 30 anos o caminho traçado durante 50 anos, não conseguirão. Também não digo para passarem 20 anos ou 10 anos. Bem, três dos 10 anos. Basta passarem o caminho durante três dias. Digo para passarem pelo caminho de apenas mil dias. O caminho dos mil dias é que é difícil. Não há outro caminho a não ser o da Vida-Modelo.”
Foi explanado para passarmos pelo menos três anos, mil dias, dos 50 anos do caminho da vida--modelo de Oyassama.
O caminho da vida-modelo de Oyassama não é para ter como retrospectiva da história de Oyassama, recordar com saudade e venerar.
Não é explanação do passado, e sim, está sendo questionada a nossa vida atual e como devemos trilhar. Comparando com as coisas que Oyassama ensinou e o modelo que ela mostrou com seu próprio corpo, devemos fazer a reflexão sobre como fazer para corresponder ao desejo de Oyassama nesta época atual e nesta circunstância e está sendo almejada a sua prática.
Para conseguirmos trilhar os 50 anos da vida--modelo de Oyassama, é preciso sentirmos o amor parental da dedicação sincera à salvação, de querer salvar toda a humanidade do fundo do coração. Os seres humanos, que foram criados por Deus-Parens pelo desejo de vê-los viver a vida plena de alegria e felicidade e ter o prazer de compartilhá-la junto, por terem usado equivocadamente o espírito que foi permitido como seu bem próprio, ficaram perdidos no caminho, sofreram de doenças e problemas circunstanciais. Assim, sentindo compaixão por entrarem em conflitos e se ferirem mutuamente, com a chegada do tempo predeterminado, Deus se revelou ao mundo com as seguintes palavras: “Desta vez, revelei-me neste mundo para salvar toda a humanidade.”
Por isso, o ponto que esse caminho da dedicação sincera almeja não é apenas a salvação das pessoas em dificuldades, mas sim, ao mesmo tempo em que salva as pessoas das doenças e problemas circunstanciais, conduz para a vida plena de alegria e felicidade, que é o objetivo original dos seres humanos. A fonte desse caminho da dedicação sincera à salvação é o Serviço Sagrado e, para ensinar a razão do Serviço, explanou sobre a criação original. Assim, esclareceu claramente quem criou, para quê, quando, onde e como criou os seres humanos. O Serviço de Kagura é realizado em Jiba original manifestando em movimentos das mãos a razão dos trabalhos de Deus-Parens na criação dos seres humanos.
Quando este Serviço for realizado com espírito de unidade, alegremente e incorporado com a intenção do Parens, Deus-Parens também se animará, concederá suficientemente a dádiva do céu, será mostrada as graças na salvação de todas as coisas e, gradualmente, irá reformando o mundo para o de vida plena de alegria e felicidade. E recebendo essa razão, são realizadas as Cerimônias Mensais e Grandes Cerimônias nas igrejas das localidades. É essencial que realizem estas Cerimônias Mensais também para animar Deus-Parens e receber o seu trabalho.
Também, juntamente com o Serviço Sagrado, o missionamento é a outra roda do caminho da salvação do mundo.
Ao mesmo tempo em que se recebe os trabalhos de Deus-Parens através do Serviço, devemos trabalhar para redirecionar o espírito das pessoas através da divulgação e salvação.
Por não conhecer a intenção do Parens verdadeiro e por usar egoisticamente o espírito, que foi permitido como seu bem próprio, gerou diversos problemas, sofrimentos e conflitos. Deus-Parens, a começar do corpo emprestado, tem mostrado, a partir dos locais próximos, a imagem conforme o espírito e tem orientado para que as próprias pessoas reformem o espírito para corresponder à intenção divina. Por almejar que os seres humanos, por si mesmos, compreendam a intenção do Parens, façam a reflexão, purifiquem o espírito e, salvando-se mutuamente, construam o mundo de vida plena de alegria e felicidade, Deus-Parens permitiu as pessoas a usarem livremente o espírito.
Se não souber o significado das doenças e dos problemas circunstanciais que são mostrados por essa orientação, não poderão reformar o espírito. Transmitir esse significado e conduzir para o caminho da salvação verdadeira é a função do yoboku e essa ação é a divulgação e salvação.
Na Instrução 3, mencionei que devemos dedicar esforços na reforma do mundo que está realmente distante da vida plena de alegria e felicidade. Para isso, cada yoboku deve se conscientizar dessa missão, assimilar primeiramente o ensinamento, praticar e ampliar o círculo da vida plena de alegria e felicidade a partir dos próximos. Também, conclamei para começar dando atenção às pessoas ao nosso redor, dos locais mais próximos, e dedicar na salvação que pode ser realizada cotidianamente. Salvar as pessoas é o que mais contenta Oyassama e é o que será aceito.
Almejando a celebração dos 130 anos do Ocultamento Físico de Oyassama, solicito também os esforços animados de todos neste ano, e que o ambiente entusiasmado da salvação transborde pelo nosso Caminho. Assim, encerro a minha palestra.

DEDICATORIA DO SERVIÇO MENSAL DE MARÇO


Eu, Anderson Andrade, representando a condutora da Igreja Tenrikyo Recife Hoyo, rev. Hatsuko Kaneko. Dirijo me repeitosamente a Deus Parens Tenri-o-no-mikoto,Deus da origem, Deus da verdade.

Deus Parens tem criado o mundo e os seres humanos do caos, esperando ver a vida plena de alegria e felicidade de todos nós, seus filhos, e, por longo tempo veio protegendo-nos constantemente e instruindo-nos gradualmente até atingirmos o atual estado de evolução. Sentimos profunda gratidão. A qual procuramos retribuir diariamente nos dedicando ao serviço sagrado e a salvação dos próximos com devoção a Deus Parens e se esforçando para seguir a vida modelo de Oyassama.

No entanto, ainda presenciamos no mundo conflitos entre países em nome da ambição desmedida, problemas de relacionamentos entre marido e mulher e entre pais e filhos que demonstram a falta de sentimento de que somos todos irmãos e distanciam o mundo daquele desejado por Deus Parens. Ainda, muito proximo de nós, temos grandes calamidades ou catastrofes naturais (como a seca em nossa região e as enchentes que assolam o Rio de janeiro)que refletem o senso de urgência para sairmos a salvação declarado a todos nós pelo Shimbashirassama na Instrução 3.

Assim, nesta data tão esperada em que celebramos a Cerimonia de março deste Núcleo de Missionamento, todos com os espiritos unidos, vamos executar o serviço e a dança das mãos com animo e alegria a partir do presente momento, a fim de dedicarmos em agradecimento as atividades desenvolvidas no caminho em Petrolina: termino da primeira etapa da obra e ampliação e reforma sem maiores problemas, Serviço Sagrado familiar na casa dos fiéis, as divulgações semanais, as atividades de arrecadção de fundos para construção, participação no encontro das moças, visita na igreja Bras na Bahia, as visitas para realização do sazuke e as graças oportunas recebidas, a chegada de Luana em Ojiba para dedicação de dois anos na terra parental, entre outras atividades do nosso cotidiano que contam unicamente com a proteção divina onipotente. Ainda, solicitamos humildemente, a constante proteção nas atividades a serem desenvolvidas nos próximos trinta dias.

Nós, yobokus e seguidores decididos firmemente para construção espiritual e dedicarmos de corpo e alma a epoca oportuna dos tres anos, mil dias dos 130 anos do Ocutamento Físico de Oyassama.
Rogamos humildemente que aceite a sinceridade de nosso agradecimento e decisão e conceda a providencia gradualmente para resolução pacifica dos conflitos e problemas complicados  amenizando os efeitos das catastrofes naturais que assolam nosso país, e que nos encaminhe para concretização o mais breve possivel da vida plena de alegria e felicidade.

DAY by DAY DEDICAÇÃO NA TERRA PARENTAL - LUANA

RELATOS OS PRIMEIROS DIAS DE LUANA CUNHA

"vou tentar falar sobre cada dia desde quando sai de recife.

dia 21.03 'a 23.03

Às 18:05 parti do aeroporto de Recife para Sao Paulo(comi so um pacotinho de amendoim), cheguei lá ás 21:10, todos da caravana ja estavam presentes, cheguei e já fiz logo o cheking, o voo saiu de 01:30 para Dubai (...) em Dubai fikamos algumas horas, e partimos para o Japao :).C
hegamos em Osaka ás 16:30, 4 pessoas esperavam a gente e fizeram muito barulho qndo a gente chegou rsrsrs.F
omos direto para Ojiba para fazer reverência, ainda pegamos o final do otsutome, ao contrario de muitos eu nao chorei ao chegar em Ojiba, pelo contrario fiquei rindo abestalhadamente rsrsrs, fikava pensando que estava sonhando e que iria acordar e contar pra todo mundo o sonho maravilhoso que tive. realmente sentimos que ja estivemos naquele lugar, 'e incrivel ...
depois fomos para o Brasil-Canada, jantamos e fomos dormir.

dia 24.03

Acordamos e fomos direto para Ojiba fazer otsutome, aiii tudo tao lindooooo e emocionante...
voltamos para comer e tinha pão, queijo, suco de laranja...
logo depois o pessoal do Heishin veio me buscar, ai complicou tudo, tive que arriscar um japonês fajuto, junto com inglês fajuto, português e mímica, foi meio complicado e tenso, mas deu tudo certo, todos se esforçaram bastante pra me receber bem. P
erdi a hora do almoco, o fuso horario me fez dormir...
Na hora da janta apareceu um brasileiro, fiquei tão feliz, ele me ajudou e ajudou o pessoal de lá também... "


Vamos publicando aos poucos mais do dia a dia de Luana. Obrigado Luana pelo esforço neste sentido.